Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

O golpe dos modelos; Onda polar perde intensidade



A onda polar avistada há mais de uma semana por todos os modelos de previsão numérica, tanto os de escala global quanto os regionais, perdeu intensidade na última rodada de avaliação.

A previsão inicial era de que a massa de ar frio, com características continentais provocaria acentuada queda de temperatura em todo o Estado de Rondônia, com mínimas em torno de 13°C em Vilhena e entre 15°C e 17°C no restante do Estado.

Na avaliação da 00UTC (20 horas, hora Rondônia), a temperatura pra Vilhena aumentou para 15°C e nas demais cidades, algo entre 18°C e 21°C.

Tal mudança radical e significativa de previsão deve-se a um sistema meteorológico que antes não era cogitado em aparecer durante o percurso desta onda polar. Um Vórtice Ciclônico (VC), sistema de baixa pressão em níveis médios da atmosfera (5000 metros) com ventos que giram no sentido horário e fortalecem áreas de baixa pressão em superfície 'travando' o ingresso do ar frio para latitudes menores.

Esse VC já está se configurando na Cordilheira do Andes, na altura de Santiago, no Chile e logo mais deve avançar para o nordeste da Argentina fechando uma baixa pressão à leste do Rio Grande do Sul. A chamada ciclogênese vai formar um ciclone próximo à costa gaúcha e o ar frio escoará mais para leste, de forma oceânica seguindo o litoral da Região Sul.

Desta forma, o ar frio que entrará pelo interior do continente será bem mais brando do que previsto inicialmente.
Isso também mostra como é díficil uma previsão de tempo a curto-médio prazo, quando a dinâmica da atmosfera deixa icógnitas.

Até mesmo o mais conceituado modelo norte-americano, GFS errou muito na intensidade do frio previsto no domingo e agora nas últimas 12 horas.

A queda de temperatura vai ocorrer. A frente-fria entra em Rondônia provocando chuvas, trovoadas, rajadas de vento, mas o ar frio mais significativo deve ficar restrito mesmo à fronteira com a Bolívia e ao Cone Sul.

A intenção do AMAZONIAOVIVO.COM é sempre buscar junto às instituições de pesquisas dados concretos, meticulosos, sem fatos que contrariem a realidade.

O erro foi dos modelos de previsão numérica, da Marinha Americana, do INMET, CPTEC/INPE e outros privados. Esses dados apontados desde a semana passada são aferidos apenas por meio de computação e não há intervenção dos meteorologistas para o diagnóstico mais real possível.

Até o momento, apenas a instituição SIPAM mantém a previsão de frio de 13°C para Vilhena.

Dados: INMET - CPTEC/INPE - Weather Inderground
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)