Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto que trata da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico é discutido

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa debate o PLC 85


Projeto que trata da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico é discutido - Gente de Opinião

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jean Oliveira (MDB), discutiu o Projeto de Lei Complementar 085/2000, que trata sobre a atualização da lei do Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado de Rondônia e revoga Lei Complementar nº 233, de 6 de junho de 2000.

Da reunião, participaram os deputados José Lebrão (MDB), Chiquinho da Emater (PSB) e Laerte Gomes (PSDB); o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marcílio Leite, além de representantes da Faperon, da Fiero, da Fecomércio e do Instituto de Ação Empresarial.

"Chamamos a Sedam para esse encontro, para apresentarmos alguns questionamentos e discutir cada ponto que apontamos divergências. A minha posição é que devemos buscar o entendimento para que seja construído um projeto que de fato represente a dimensão da sua importância para o desenvolvimento de Rondônia", destacou Jean Oliveira.

Chiquinho da Emater disse que é preciso respeitar o povo que trabalha e produz, mas levando em conta também a questão ambiental e o que preceitua o Código Florestal em vigor. Ele questionou ainda que temas que já haviam sido acordados previamente com a Sedam, que agora voltaram a causar divergências e abriu discussão.

O deputado Lebrão reforçou os questionamentos de Chiquinho, alertando que é preciso construir um entendimento sobre a matéria. "O que não podemos é regredir, com assuntos já definidos voltando à estaca zero. Temos que avançar e buscar o entendimento, antes de votar a matéria", completou.

Laerte Gomes ponderou que, sem um consenso, o PLC 85 pode ser votado pelos deputados, que apresentariam as emendas que julgasse necessárias. "O caminho do entendimento é o mais correto. Sugiro que os deputados apresentem as sugestões à Sedam, dos pontos que abrem divergência, para tentar uma adequação na matéria", acrescentou.

Ao final, os deputados aprovaram que uma comissão de parlamentares deverá ir aos locais que estão sendo afetados pela atualização do Zoneamento, para verificar a situação real de cada localidade.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)