Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 - 16h19
A partir desta semana, Rondônia e outros 15 estados, junto com o Distrito Federal, receberam a liberação do governo da África do Sul para vender carne desossada e maturada, proveniente das zonas livres de febre aftosa, reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A decisão será oficializada em breve, por meio de documento assinado pela ministra sul-africana de Agricultura, Floresta e Pescados, Tina Joamat-Pettersson, que tem visita agendada ao Brasil no final de março. Com isso, Rondônia pode conquistar mais um mercado para a venda de carne bovina.
“Temos mais um grande mercado para vender este produto a partir de agora. Já vendemos carne para a Rússia e Venezuela, além de outros 22 países. Acredito que os sul-africanos tenham bastante interesse em conhecer os derivados bovinos de Rondônia. Espero que possamos aproveitar este novo horizonte comercial que está se abrindo”, afirmou Augustinho Pastore, presidente da Idaron.
O anúncio sul-africano representa a retomada das vendas externas após quase quatro anos de mercado fechado para a carne bovina brasileira. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para começar os embarques, as autoridades sul-africanas precisam ainda aprovar um certificado sanitário internacional com o Brasil estabelecendo as regras do comércio. Em seguida, o governo do país africano deve habilitar os frigoríficos autorizados para a venda da carne.
“O mais difícil já conseguimos, que foi a liberação do governo sul-africano. Agora, é com os frigoríficos. Acredito que nossas indústrias vão ter o certificado dado pelas autoridades sanitárias daquele país, já que temos diversos frigoríficos habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Sistema de Inspeção Federal (SIF), que é bastante rigoroso”, destaca Pastore.
Fonte: Decom/ Felipe Corona
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)