Terça-feira, 26 de maio de 2009 - 11h20
Pela primeira vez, a capital de Rondônia, Porto Velho, participa da campanha nacional Semana dos Alimentos Orgânicos, que tem por objetivo esclarecer os consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o consumo. Segundo a coordenação do programa Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), na cidade o evento é marcado pela realização de uma feira de produtos orgânicos no próximo dia 30 de maio, e várias atividades durante o dia.
A I Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada no ano de 2005, foi um marco para o movimento orgânico como o início de um trabalho articulado entre organizações governamentais e não governamentais com o objetivo de aproximar produtores e consumidores na busca da construção de relações de consumo, pautadas no comércio justo e na melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.
Ao longo dos quatro anos de realização da campanha, consumidores, agricultores e técnicos envolvidos com a produção orgânica foram beneficiados por meio de seminários, reuniões técnicas, dias de campo, oficinas, cursos, degustações de produtos orgânicos e apresentações de vídeos, panfletagem em shoppings e supermercados, feiras livres e atividades artísticas, além de várias matérias veiculadas em jornais, rádios e noticiários de televisão.
A produção orgânica tem como base princípios agroecológicos que orientam o desenvolvimento de sistemas produtivos os quais buscam preservar a vida e promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Além de levar para casa um produto saudável, proveniente de um sistema produtivo que não utiliza agrotóxicos, contribui para uma outra forma de ver a produção agropecuária e agroindustrial, onde se considera o respeito ao ambiente e às formas de vida no planeta, afirma o coordenador do Pais na prefeitura de Porto Velho, Ronaldo Nina.
A campanha deste ano é desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, e com várias outras organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação como a Anvisa, SFA/RO, DFDA, Seapes, Sebrae, Sedam, Idaron, Abras, Embrapa, Ceplac, Emater, Conab, Incra, Projeto Pe. Ezequiel, Aboa, Fetagro, Cootraron, Aefaro, CPT, Reca, Coocaram, Acaram e Ada Acaí.
Fonte: Ronaldo Nina
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho
Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)