Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Suest-RO comemora o ‘Dia Mundial da Água’



Para comemorar o ‘Dia Mundial da Água’ a Superintendência Estadual da Funasa de Rondônia (Suest – RO) promoveu ontem (22), no auditório da instituição, em Porto Velho, diversas palestras sobre tema.

De acordo com os organizadores, os objetivos do evento foram orientar e despertar os servidores para a responsabilidade socioambiental no que se refere ao consumo sustentável da água e a importância da sensibilização de todos, para a reflexão, conscientização e mudança de hábitos de consumo e desperdício de água.

Ao abrir as comemorações o superintendente estadual da Funasa de Rondônia, Josafá Piauhy Marreiro disse que a água é certamente o bem mais importante para todos nós, portanto é preciso disseminar a necessidade de preservação. O dirigente ressaltou a importância do trabalho das equipes de educação em saúde, no alcance desses objetivos, principalmente, nas comunidades que recebem sistemas de abastecimento de água.

Para o secretário estadual de obras, Abelardo Castro Neto é necessário a ampliação de campanha de preservação da água, para outros municípios do estado. Já o represente da Secretária do Desenvolvimento Ambiental (Sedam-RO), Miguel Penha, afirmou que os órgãos precisam desenvolver ações conjuntamente, pois, assim, os resultados obtidos serão maiores.

Durante o evento, os analistas de gestão negócios da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Maria Lucilene Lima e Walmir Brito, ministraram palestras sobre os projetos desenvolvidos pela empresa, para disponibilizar as comunidades água de boa qualidade e o trabalho de combate as ligações clandestinas, que podem comprometer a qualidade da água que chega às residências.

As ações de conscientização realizadas nas comunidades pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp) foram apresentadas pela técnica, Daniela Gonzaga de Assis. O vídeo ‘Água, Fonte de Vida’ também foi apresentado aos servidores.

Fonte: Júlio Aires

 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)