Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia


TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia - Gente de Opinião

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série de ações, com foco na época mais seca na região.

A ideia é reduzir danos e fortalecer a prevenção, especialmente contra queimadas e incêndios florestais, que, em 2024, trouxeram tantos problemas para Rondônia.

Os incêndios inclusive, continuam a causar impactos severos à saúde da população, ao meio ambiente e à economia regional. Um estudo do MapBiomas aponta que, em 2024, 18 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo.

Além dos danos à saúde pública e das consequências ambientais e sociais, houve impacto ainda em outras áreas, como o fechamento de aeroportos, o que afetou a logística e a economia regional.

TCE NOTIFICA GESTORES

Neste mês de fevereiro, o TCE-RO enviou ofícios sobre o tema ao Governador do Estado, à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), aos prefeitos e as secretarias municipais de meio ambiente.

Nos documentos, o TCE-RO determina medidas voltadas à fiscalização, controle, educação e conscientização ambiental, além de cobrar uma atuação efetiva da Defesa Civil Municipal e um alinhamento entre órgãos municipais, estaduais e federais.

Em razão da urgência do tema, o TCE-RO estabeleceu o prazo até 26 de fevereiro para a adoção das providências.

OUTRAS AÇÕES PREVENTIVAS

Em 2024, o TCE-RO promoveu reuniões estratégicas com órgãos públicos, forças de segurança e a Defesa Civil para definir medidas de combate e controle do fogo.

O Tribunal também realizou uma visita técnica à base montada na Estação Ecológica Soldado da Borracha e garantiu suporte técnico ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO) para a contratação de aeronaves no combate às chamas.

Com o apoio do TCE-RO, foi realizado o 1º Encontro Operacional do Painel do Fogo, em Porto Velho. O evento reuniu autoridades e representantes de instituições para debater cenários, estratégias e o prognóstico de seca e queimadas para 2025.

Além disso, os Tribunais de Contas do Brasil emitiram uma nota conjunta sobre a necessidade de uma atuação prioritária, sistêmica e uniforme no enfrentamento das queimadas, incêndios florestais e avanço do desmatamento nos estados. O documento traz 16 recomendações para garantir maior eficiência administrativa e um controle externo.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para ampliar a conscientização, o TCE-RO lançou a campanha de comunicação “Menos queimadas, mais saúde”, que alerta a população sobre os riscos ambientais, sociais e econômicos das queimadas em 2025.

A participação da sociedade é fundamental para evitar novas crises ambientais e de saúde pública. Medidas simples, como não atear fogo em terrenos e descartar corretamente materiais inflamáveis, ajudam a reduzir os focos de incêndio.

Em caso de queimada, acione os órgãos responsáveis: Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Ambiental (190).

O compromisso com a prevenção é de todos. Menos queimadas, mais saúde!

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)