Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Unidade de embalagens de Porto Velho recebe visita do inpEV, Idaron, Sedam e Arpacre


Entre os dias 03 e 06 de fevereiro, acontece nos postos de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Rondônia a primeira rodada de visitas de representantes do inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias-, da secretaria do Estado de Rondônia (Sedam), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvipastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e das associações de revendedores que gerenciam as unidades de recebimento no estado. Na ocasião, os representantes discutirão melhorias operacionais nos processos realizados pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos) no Estado, incluindo a ampliação da quantidade de recebimento de embalagens pelas unidades.

“A reunião é uma oportunidade para a troca de experiências positivas que auxiliam na manutenção da excelência operacional do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas)”, comenta Rosangela Soto, coordenadora de operações do inpEV na região.

A visita nesta primeira rodada, começará na unidade de Porto Velho no dia 03, em Machadinho do Oeste e Ariquemes no dia 04, em Jaru e Ouro Preto D’Oeste no dia 05 e será encerrada em Ji-Paraná e Espigão D’Oeste no dia 06. Os temas trabalhados pelo grupo de visita abordarão diversos aspectos ligados ao Sistema Único de Devolução de Embalagens (SUDE), ao Dia Nacional do Campo Limpo (que comemorará sua décima edição em agosto de 2014), ao Programa de Educação Ambiental, licenciamento da unidade e demais pontos considerados relevantes para o Sistema Campo Limpo, em cada local.

O produtor rural rondoniense, em diversos municípios, conta com o benefício que o Sistema Único de Devolução de Embalagens (SUDE) proporciona. Atualmente, das 13 unidades de recebimento do estado, dez participam desse sistema. O SUDE permite que os produtores devolvam suas embalagens vazias de defensivos agrícolas em qualquer uma das unidades de recebimento das associações de revendas de produtos agropecuários cadastradas no sistema, independente do local indicado na nota fiscal. Cabe ao agricultor somente respeitar o agendamento e, para mais informações, ele pode procurar pelas associações.

Em 2013, o Sistema Campo Limpo encaminhou para o destino ambientalmente correto 246 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos em Rondônia.  A quantidade é 30% maior, se comparado ao mesmo período de 2012. Esse crescimento é decorrente do aumento de área cultivada no estado, bem como maior conscientização do agricultor quanto à sua responsabilidade de dar o destino adequado às embalagens de defensivos agrícolas.

Programação

Ø  03.02 – Porto Velho (inicia às 8h)

Ø  04.02 – Machadinho do Oeste(inicia às 8h) e Ariquemes (inicia às 14h30)

Ø  05.02 – Jaru (inicia às 8h)e Ouro Preto D’Oeste (inicia às 14h30)

Ø  06.02 – Ji-Paraná (inicia às 8h) e Espigão D’Oeste (inicia às 14h30)

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 95 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Fonte: LVBA Comunicação
Priscila Cunha (priscila.cunha@lvba.com.br)
Valéria Allegrini (valeria.allegrini@lvba.com.br)

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

Plataforma de identificação e mensuração de riscos ambientais da brasileira LandPrint é uma das 12 melhores soluções do mundo para prevenção de desastres no planeta, segundo a ConservationXLabs

A startup brasileira LandPrint acaba de ser reconhecida como uma das 12 melhores tecnologias globais para análise de riscos físicos e financeiros as

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Ecobags para coleta de garrafas PET são doadas pela prefeitura de Porto Velho

Aquela garrafa PET vazia, que muitas vezes acaba esquecida em casa, pode ganhar um novo destino.A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Mu

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

Crea-RO e WR Ambiental apresentam projeto sustentável de coleta de recicláveis ao prefeito de Porto Velho

O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)