Sábado, 11 de fevereiro de 2017 - 00h02
Um programa para modernização das secretarias fazendárias dos municípios, com intuito de oferecer segurança tributária e fiscal às prefeituras, do ponto de vista jurídico, foi anunciado pelo diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Valdemar Camata, no Encontro Governança para o Desenvolvimento, que se realiza no Palazzo Eventos, em Porto Velho.
“Com o Profaz, o prefeito poderá encorpar sua arrecadação e com isso ampliar a riqueza no seu município”, disse Valdemar Camata, ao falar sobre o papel dos municípios para a melhoria do ambiente de negócios.
O programa será desenvolvido em parceria com o governo de Rondônia, Tribunal de Contas (TCE-RO) e Universidade Federal de Rondônia (Unir), que irá fazer estudos sobre o potencial dos municípios.
Valdemar Camata disse que a solução para as dificuldades financeiras dos municípios devem ser encontradas nos próprios municípios, onde são geradas as riquezas, os empregos e onde tudo acontece.
“Elas (as soluções) não vão cair do céu de Brasília ou da mente brilhante do Dr. Confúcio. Irão ser gestadas do dia a dia dos senhores prefeitos e de suas equipes de trabalho”, considerou, dizendo que as soluções virão com maior facilidade se for estabelecida uma conexão com o cidadão.
Ao explicar as diferenças entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico, Camata disse que o desenvolvimento é mais crianças alfabetizadas, menos mortalidade infantil, mais leitos hospitalares para cada cem habitantes, menos doenças endêmicas, mais tempo de escolaridade do cidadão e uma distribuição de renda mais igual, com menos distorção.
“Fazer desenvolvimento econômico requer mais conexão com o cidadão. Diálogo com o cidadão, contribuinte e consumidor. É preciso trazer o sentimento de pertencimento ao município. Se você e sua equipe têm um propósito de desenvolvimento, de melhoria do bem-estar, se você está pronto para isso, vá em frente. O Sebrae está aqui para apoiar o município, para atuar no ambiente do pequeno negócio, que muitas vezes é 100% do ambiente instalado no município”, registrou.
Valdemar Camata disse que quando a população se conecta com o poder público, com as equipes que a atendem, e sente nessa equipe um proposito único, pelo bem comum, esse grau de relacionamento se amplia, e os prefeitos começam a obter êxito na gestão, começam a obter a colaboração do cidadão.
Duas iniciativas foram sugeridas aos prefeitos. Para que instalem, com apoio do órgão, a Sala do Empreendedor, instrumento ausente ainda em 27 municípios rondonienses e que “diminui os entraves burocráticos e cria facilidades para os negócios”, e o treinamento de professores nas escolas de ensino fundamental sobre educação empreendedora.
“É uma semente que vai ser lançada. Vamos educar pessoas com uma mente mais livre para empreender. É importante e funciona”, disse.
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l