Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Afeganistão investiga relato de morte de líder talibã


 

Da Agência Lusa

O governo afegão anunciou hoje (29) que investiga as informações relativas à morte do mulá Omar, líder supremo dos talibãs afegãos, em fuga desde o fim de 2001.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da presidência do Afeganistão, Sayed Zafar Hashemi, depois de várias fontes terem divulgado a morte do chefe rebelde afegão. Uma fonte da segurança afegã disse à agência de notícias EFE que o Afeganistão foi informado pelo Paquistão da morte do líder dos talibãs "há dois ou três anos".

A mesma fonte afirmou que Cabul foi avisada da morte pelas autoridades paquistanesas, pouco depois do início das negociações entre o governo afegão e os rebeldes talibãs.

Os talibãs não confirmaram oficialmente a morte do mulá Omar, que não é visto em público desde a entrada da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, em 2001, que levou à queda do governo talibã.

Não é a primeira vez que surgem informações sobre a morte ou doença do líder supremo dos talibãs. "Vimos notícias sobre a morte do líder talibã afegão mulá Omar no momento não podemos confirmar, nem negar essas informações", disse Hashemi, em entrevista à imprensa.

"Estamos investigando essas notícias e faremos um comentário assim que for confirmada a veracidade dos relatos", acrescentou.

Na sexta-feira (31), tem início uma segunda rodada de negociações de paz entre os rebeldes e representantes do governo afegão, que deverá ocorrer no Paquistão.

A morte de Omar, caso se confirme, representa um revés significativo para o movimento rebelde talibã, que luta contra Cabul há quase 14 anos, com divisões internas e ameaçado pela crescente presença do grupo radical Estado Islâmico (EI) no Sul da Ásia.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)