Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

África ameaça deixar ONU



Da Agência Sputnik

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, afirmou que o continente africano está pronto para sair das Organização das Nações Unidas (ONU), caso seu pedido de reforma do Conselho de Segurança não seja atendido.

Mugabe disse que a União Africana estaria planejando formar um grupo separado para o qual convidaria países como Rússia, China e Índia, se o Conselho de Segurança da ONU não incluir membros do seu continente no próximo ano. 

"Nem todos os membros permanentes do Conselho de Segurança têm uma postura dura. Somente a Grã-Bretanha, França e Estados Unidos. Se eles persistirem, não se queixem depois quando nós formos criar nossa própria organização. Planejamos fazê-lo em setembro próximo, na próxima Assembleia Geral", disse. 

O líder veterano disse que os dirigentes ocidentais não levam em conta a opinião de uma série de países africanos, por isso a ONU corre risco de ficar sem esses estados se a reforma não for feita. "Só a Rússia e a China nos apoiam e os EUA nos contrariam", afirmou o presidente.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)