Quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 06h34
Da BBC Brasil
Agência Brasil, Brasília - A economia do Japão, a terceira maior do mundo, sofreu forte contração no primeiro trimestre de 2011, enquanto o país ainda se recupera do terremoto, seguido de tsunami, em março. Foi o segundo trimestre consecutivo de retração econômica. O país está, assim, oficialmente em recessão.
O Produto Interno Bruto (PIB) do país encolheu 0,9% nos três primeiros meses do ano, informou o governo na noite dessa quarta-feira (quinta-feira no horário local). A taxa anualizada de contração foi de 3,7%, maior que o previsto por especialistas.
O Banco Central do Japão começa hoje (19) uma série de reuniões para discutir a política monetária do país em meio à crise. Após o terremoto, o banco injetou bilhões de dólares no sistema financeiro, na tentativa de revitalizar a economia.
Analistas econômicos informaram que o consumo e as exportações japoneses foram os mais afetados pelo declínio econômico. Pesquisas apontam queda nas vendas e pessimismo por parte dos consumidores. Ao mesmo tempo, o país sofreu com o aumento nos preços das importações de commodities, cujos custos aumentaram no mercado internacional.
“A expectativa é que a economia permaneça fraca por enquanto”, disse o ministro da Economia do país, Kaoru Yosano. De acordo com ele, a economia japonesa “tem força para se recuperar”. Para analistas econômicos, no entanto, essa recuperação só deve ocorrer no fim do ano.
Yosano disse que os esforços pela reconstrução do Nordeste do país – área que sofreu os principais prejuízos não só pelo terremoto seguido por tsunami como também pelos acidentes nucleares - devem fomentar o crescimento.
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia
O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)