Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Assad diz que adversários são terroristas


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – O presidente da Síria, Bashar Al Assad, disse hoje (10) ao enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe ao país, Kofi Annan, que não existe possibilidade de diálogo. Segundo ele, essa situação existe porque há "grupos armados terroristas" em atuação na Síria. O encontro entre o diplomata e o presidente durou mais de duas horas.

Assad disse que o governo da Síria apoia "qualquer esforço honesto para se achar uma solução". Annan está na Síria como parte de um esforço internacional de diplomacia para encerrar a escalada de violência. Ele pretende permanecer em Damasco até amanhã (11). Annan tem reuniões com representantes da oposição e organizações não governamentais.

"A Síria está pronta para fazer com que qualquer esforço honesto para se achar uma solução para os eventos que estamos testemunhando vire um sucesso", disse Assad. "Nenhum diálogo político ou atividade política pode dar certo enquanto houver grupos armados terroristas operando e espalhando caos e instabilidade."

No momento em que Annan se encontrava com Assad, grupos de oposição disseram que novos conflitos e bombardeios foram registrados na cidade de Idleb, na fronteira com a Turquia. A organização Observatório Sírio para Direitos Humanos informou que os bombardeios são os mais pesados desde a semana passada, quando um reforço do Exército chegou à região.

Para os ativistas, os ataques do Exército representam uma espécie de prenúncio de um novo ataque terrestre, a exemplo do que aconteceu na cidade de Homs. Segundo Annan, se um cessar-fogo de ambas as partes não for possível, a ONU pedirá que as tropas do governo parem de lutar primeiro, para que a oposição faça o mesmo na sequência.

Paralelamente, Annan faz campanha para que organizações de ajuda humanitária tenham acesso às regiões mais afetadas pela violência, como o distrito de Baba Amr, em Damasco. Segundo as Nações Unidas, houve progresso nas negociações, mas ainda há dúvidas. A ONU estima que mais de 8 mil pessoas morreram em um ano de conflitos na região.

*Com informações da BBC Brasil
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)