Segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 06h38
O líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, morto em uma operação militar ontem, domingo (1) à noite, estava vivendo em uma uma mansão na cidade de Abbottabad, a 730 m da academia militar Abbottabads Kakul - a principal academia militar do Paquistão.
Fontes oficiais no Paquistão disseram ao serviço Urdu da BBC que a operação militar americana que matou Osama Bin Laden vitimou também cinco de seus seguranças. Durante a operação, foram detidos quatro suspeitos.
De acordo com fontes militares, a operação começou às 22h30 do horário local e durou cerca de 45 minutos. Os militares ainda não deram detalhes sobre números de vítimas, mas admitiram que um helicóptero foi derrubado durante a operação.
Os militares pediram aos moradores das imediações da mansão, na cidade de Abbottabad, que apagassem as luzes de suas casas e que não saíssem de suas casas. Pouco depois, os moradores ouviram tiros sendo disparados, seguido de tiroteios de armas de fogo pesadas.
Segundo testemunhas, um dos dois helicópteros utilizados na operação foi derrubado após ter sido atingido por tiros.
O helicóptero caiu dentro do complexo que era alvo da ação militar. A espaçosa mansão conta com muros de cerca de 4,5 metros, que não permitem que se veja o que se passava dentro da residência. Os muros são revestidos de arame farpado.
Após o ataque das forças americanas podia se ver chamas vindas de dentro da casa.
Paradeiro
Fontes militares paquistanesas disseram que tinham informações sobre o paradeiro de Osama Bin Laden havia alguns meses e que estavam no seu encalço.
As autoridades do Paquistão devem divulgar ainda nesta segunda-feira (2) um comunicado a respeito da morte do líder da Al Qaeda.
De acordo com testemunhos, o complexo em que ele foi morto também contava com mulheres e crianças entre os moradores, que contam ter encontrado destroços de um helicóptero no local e uniformes militares.
A casa teria sido construída por um engenheiro de etnia pashto, entre 10 a 12 anos atrás e nenhum dos moradores da região diz ter estado ciente de quem estava vivendo por lá.
Acesso
Segundo um jornalista local, o Exército do Paquistão controla uma grande área da cidade e todas as ruas que conduzem à academia militar Kakul foram bloqueadas.
As autoridades civis locais disseram não ter sido informadas pelo Exército sobre a operação e a polícia e as autoridades tiveram acesso bloqueado à região da mansão em que Bin Laden vivia.
Jornalistas locais disseram ter observado um forte movimento de militares na região, em uma proporção nunca vista antes. Além disso, foram avistados muitos soldados e veículos militares se dirigindo à região da casa em que o líder da Al-Qaeda estava abrigado.
Segundo os jornalistas, também havia dezenas de ambulâncias e carros de bombeiros perto da mansão, mas elas também tiveram acesso bloqueado ao local.
Fonte: Portal R7 com informações da BBC
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia
O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)