Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

China afirma que apoiará novas medidas da ONU contra a Coreia do Norte



Da Agência EFE

O governo chinês afirmou nesta segunda-feira (11) que apoiará novas medidas contra o regime da Coreia do Norte na reunião do Conselho de Segurança da ONU a ser realizada hoje. A  China entretanto ainda que não esclareceu se apoiará a proibição de venda de petróleo a Pyongyang como propuseram os Estados Unidos. A informação é da EFE.

"A China apoia as resoluções do Conselho de Segurança da ONU para adotar novas reações e medidas necessárias em resposta ao sexto teste nuclear feito pela Coreia do Norte", apontou em coletiva de imprensa o porta-voz de Relações Exteriores chinês, Geng Shuang.

Ele não quis responder à questão se Pequim respaldará ou não a proibição de venda de petróleo ao regime de Pyongyang, solicitada pelos EUA, mas rejeitada pela Rússia, ambos membros permanentes do Conselho de Segurança, da mesma forma que a China. "Esperamos que os membros do Conselho possam tomar suas decisões com base no consenso (...) para elevar a voz da unidade para o resto do mundo", disse Shuang.

Oposição

A China, sublinhou, sempre cumpriu com suas obrigações internacionais, mas quis deixar clara sua oposição a qualquer "sanção unilateral foram do marco do Conselho de Segurança", uma advertência que Pequim já formulou em numerosas ocasiões.

As autoridades chinesas reiteraram hoje que os níveis de radiação registrados em alguns pontos da sua fronteira com a Coreia do Norte são "normais" após o último teste atômico de 3 de setembro, que Pyongyang assegura que foi de uma bomba de hidrogênio.

A China ordenou uma monitorização extraordinária - mais cansativa do que o habitual - dos níveis de radiação nas províncias de Heilongjiang, Jilin, Liaoning e Shandong.

"A avaliação concluiu que este teste nuclear da Coreia do Norte não causou impacto ambiental algum na China", afirmou um comunicado do Ministério de Proteção Ambiental chinês, que assegura que "foram cumpridas as condições para a finalização da vigilância extraordinária" na zona.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)