Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Confrontos se intensificam em Damasco, capital da Síria


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Os embates entre integrantes da oposição e agentes de segurança na Síria se intensificaram hoje (17) em Damasco, capital do país. Durante a madrugada, houve tiros e confrontos, segundo relatos de organizações não governamentais. Até o final da semana passada, os confrontos se concentravam nas cidades ao redor da capital, mas agora os bairros ao sul de Damasco também são alvos dos conflitos.

A onda de violência na Síria dura 16 meses e deixou mais de 16 mil mortos, inclusive crianças e mulheres. A oposição exige a renúncia do presidente sírio, Bashar Al Assad, que resiste em negociar com os que chama de rebeldes. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Liga Árabe apresentaram um acordo de paz, mas até agora a proposta não foi executada por Assad.

Em comunicado divulgado pelo Exército Livre (formado por desertores do Exército oficial), os militares anunciaram que vão reagir às ações dos agentes de segurança ligados a Assad. Paralelamente, o ex-embaixador sírio no Reino Unido Nawaf Fares, que desertou, disse que o governo Assad pensa em usar armas químicas contra as forças da oposição.

“Estou convencido de que se o regime de Bashar Al Assad for encurralado pelo povo, ele vai usar essas armas”, disse Fares. “Há informações não confirmadas de que teriam sido utilizadas armas químicas em Homs”, acrescentou ele.

*Com informações da agência pública de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)