Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Duas toneladas de urânio são localizadas na Bolívia


Renata Giraldi*
 Agência Brasil

Brasília - As autoridades da Bolívia encontraram ontem (28) à noite 2 toneladas de urânio em uma casa, em La Paz, capital do país. A residência onde estava o urânio fica próxima à sede da Embaixada dos Estados Unidos na Bolívia. O urânio é usado na fabricação de armas atômicas, por exemplo.

O ministro de Governo (o equivalente ao da Casa Civil no Brasil), Carlos Romero, disse que especialistas analisam se o material tem componentes radiativos. Segundo ele, os especialistas analisam o material e fazem estudos em laboratório, comparando amostras. O ministro disse que há na esquipe membros do Ministério Público e do Instituto de Tecnologia Nuclear, além de funcionários do Ministério de Minas e Energia.

A expectativa, segundo Romero, é que até o final da tarde de hoje (29) os especialistas divulguem os primeiros resultados do material analisado. O ministro disse também que as investigações buscam informações sobre a origem do urânio e os envolvidos.

Romero ressaltou que, ao mesmo tempo, os policiais da Bolívia investigam as questões de segurança envolvendo o material, pois o urânio é um elemento de ameaça e risco. "Por enquanto, informamos apenas a localização do urânio”, disse ele.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)