Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Em meio à crise, europeus se reúnem na quarta em busca de soluções comuns


Renata Giraldi*
Agência Brasil


Brasília – O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse hoje (24) estar confiante que a União Europeia (UE), em sua reunião na quarta-feira (26), obterá um acordo na busca por soluções para impedir o agravamento da crise econômica internacional. Segundo ele, há uma “compreensão” entre os líderes europeus no esforço de adotar medidas comuns.

No entanto, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, advertiu que os países da União Europeia que estão fora da zona do euro podem ficar sem voz, caso não participem dos debates.

“O que ocorre é que os países da zona do euro estão se unindo”, disse. “Mas, com a zona do euro se aproximando, existe o risco de que os países fora do euro acabem por ver os demais a tomar decisões que afetam o mercado único europeu, como é o caso de decisões sobre os serviços financeiros”, acrescentou Cameron.

Na próxima quarta-feira, está confirmada a reunião, com a presença dos representantes dos 27 integrantes da União Europeia, incuindo os 17 da zona do euro, quando serão debatidas também as medidas adotadas para ajudar a Grécia. Mas o tema em destaque é a busca de ações de fortalecimento para a região.

Para Durão Barroso, apesar das divergências, a tendência é a busca pelo consenso. “Pela qualidade da discussão, pela compreensão que notei nos diferentes primeiros-ministros sobre a situação, acredito que esse acordo vai existir”, disse.

De acordo com Cameron, há uma “necessidade de igualdade de condições entre todos os Estados-membros [da UE], incluindo aqueles que não participam no euro”, como o Reino Unido, a Suécia, a Dinamarca e Polônia. Para ele, as medidas de coordenação na zona do euro terão que “respeitar totalmente a integridade da UE como um todo e o seu funcionamento". O primeiro-ministro negou a sensação de frustração em relação às perspectivas.

“Não acho frustrante porque não estou no euro, nem quero que o Reino Unido entre no euro”, disse. “Para que o Reino Unido se recupere, precisamos de uma recuperação também na zona do euro”, acrescentou.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto

 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)