Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Estados Unidos advertem para sanções adicionais contra a Rússia


*Da Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, advertiu para possíveis sanções adicionais contra a Rússia, garantindo que "nunca” reconhecerá o resultado do referendo desse domingo (16) que aprovou a separação da Crimeia da Ucrânia.

Em conversa telefônica mantida com o presidente russo, Vladimir Putin, Obama disse que o referendo feito “sob intervenção militar russa”, viola a Constituição da Ucrânia e que os Estados Unidos “nunca” reconhecerão o resultado. “Estamos dispostos a impor custos adicionais à Rússia pelos seus atos”, avisou Obama, de acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca.

Na mesma conversa, Putin reiterou a legitimidade da consulta popular, na qual, segundo resultados parciais, mais de 95% dos eleitores da Crimeia aprovaram a reunificação da península ucraniana com a Rússia.

Obama reiterou que uma solução diplomática não poderá ser alcançada enquanto as forças militares russas continuarem as suas incursões em território ucraniano.

A reunificação da Crimeia com a Rússia deve causar a maior alteração no mapa da Europa desde a independência do Kosovo em relação à Sérvia, em fevereiro de 2008, acontecimento que Putin cita como exemplo.

As autoridades autônomas da Crimeia convocaram o referendo na sequência da deposição do presidente ucraniano pró-Rússia Viktor Ianukóvitch em fevereiro, após três meses de violentos protestos em Kiev, a capital, liderados pelas forças da oposição.

Depois da queda de Ianukóvitch, forças apoiadas pela Rússia assumiram o controlo da península do Sul da Ucrânia, transformada no foco do mais grave conflito entre Leste e Ocidente, desde o fim da Guerra Fria.

Os cerca de 1,5 milhão de eleitores da Crimeia foram chamados a responder duas perguntas: Aprova a reunificação da Crimeia como membro da Federação da Rússia? e Aprova a restauração da Constituição da Crimeia de 1992 e o Estatuto da Crimeia como parte da Ucrânia?.

*Com informações da Agência Lusa

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)