Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Grécia pode fazer referendo se não fechar acordo


 
Da Agência Lusa

O ministro grego responsável pela coordenação do trabalho governamental, Alekis Flaburaris, disse hoje (20) que seu governo irá à reunião de cúpula europeia, na segunda-feira (22), com o objetivo de chegar a um acordo com as instituições. Caso as negociações não deem certo, ele acrecentou que o país poderá fazer uma consulta popular para definir os rumos da economia do país.

“A reunião é positiva. É nesse contexto que procuramos levar a discussão ao nível mais alto”, disse Flaburaris em entrevista a uma emissora de televisão grega. Segundo o ministro, o acordo pode não sair logo, mas isso não significará a saída do país da zona do euro.

O ministro destacou que o governo grego está preparando uma nova proposta. Ele adiantou que, na tarde deste sábado (20), o primeiro-ministro Alexis Tsipras deve ligar para o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, para acertar detalhes e preparar o encontro.

O governante reiterou que o pacto entre a Grécia e as instituições internacionais – CE, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – deve incluir necessariamente a restruturação da dívida e a flexibilização fiscal. Caso as negociações não cheguem a um acerto, Flaburari disse que o primeiro-ministro deverá consultar o povo grego em um referendo.

O ministro grego ressaltou que sempre haverá espaço para acordo e declarou que uma possível saída da Grécia custará mais aos europeus do que aos gregos, porque os gregos já aprenderam a viver em condições difíceis.

Alexis Tsipras chega hoje a Atenas depois de uma viagem de dois dias a São Petersburgo, na Rússia, onde participou de um fórum econômico.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)