Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Índia coloca 20 satélites em órbita



Da Sputnik

A Índia lançou o número recordo de 20 satélites a partir de seu centro espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Costa Oriental, informou hoje (22) a agência espacial nacional.

O Polar Satellite Launch Vehicle C-34 transportou o mais recente satélite de observação da Terra Cartosat-2 indiano, juntamente com satélites dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Indonésia, bem como dois satélites criados por estudantes indianos.

Kiran Kumar, chefe da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (Isro, na sigla em inglês), parabenizou todos os cientistas associados ao projeto pelo lançamento bem-sucedido. "Gostaria de parabenizar a equipe da Isro pelo lançamento bem sucedido do PSLV C-34. Todas as cinco etapas foram bem-sucedidas", disse Kumar.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, também pronunciou palavras de felicitação, dizendo que a Isro "continua quebrando novas barreiras".

De acordo com o líder indiano, ao longo dos anos, seu país tem desenvolvido "a experiência e capacidade de ajudar outras nações em suas iniciativas espaciais".

O presidente Pranab Mukherjee felicitou os cientistas da Isro pelo lançamento bem-sucedido.

Ajay Lele, membro sênior do Instituto de Estudos e Análise de Defesa, disse à Sputnik que o lançamento é um "acontecimento histórico para a Isro", uma vez que existem apenas alguns países que tenham conseguido lançar muitos satélites de uma só vez. "Esta é uma missão significativa para a Índia, porque lançou 20 satélites em uma única missão", disse Lele.

O acadêmico observou que alguns dos satélites foram lançados para universidades indianas, indicando que a próxima geração da Índia está se preparando para o negócio dos satélites. "Isso tem implicações sociais, bem como econômicas", concluiu.

Não é a primeira vez que a Isro coloca múltiplos satélites em órbita num único lançamento. Ela já lançou dez satélites de uma só vez em 2008.

O recorde mundial pertence à Rússia que, em 2014, colocou um total de 37 satélites a bordo de um foguete Dnepr.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)