Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Israel resgata 19 judeus do Iêmen em operação secreta


 
Da Agência Lusa

Israel resgatou 19 judeus do Iêmen numa “complexa operação secreta”, anunciou hoje (21) uma agência oficial israelense, acrescentando que o grupo era dos últimos judeus no país em guerra.

Segundo a Agência Judaica, responsável pela imigração de judeus para Israel, cerca de 50 permanecem no Iêmen, onde optaram por ficar. Os judeus iemenitas são uma das mais antigas comunidades judaicas do mundo.

“Dezenove indivíduos chegaram a Israel nos últimos dias, incluindo 14 da cidade de Raydah e uma família de cinco de Sanaa”, indicou a agência em comunicado.

“O grupo de Raydah incluía o rabi da comunidade, que trouxe um pergaminho da Tora que se acredita ter entre 500 e 600 anos”, acrescenta a nota.

O Iêmen vive quadro de violência desde setembro de 2014, quando os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, entraram em Sanaa e obrigaram o governo internacionalmente reconhecido a fugir para o Sul.

Uma coligação liderada pela Arábia Saudita começou a bombardear os houthis em março do ano passado, mas os insurgentes continuam a controlar partes do país, incluindo a capital.

Os grupos extremistas Al Qaeda e Estado Islâmico têm ganhado terreno no Iêmen desde que os ataques aéreos da coligação começaram.

Segundo a Agência Judaica, mais de 51 mil judeus iemenitas imigraram para Israel desde que o país foi fundado em 1948.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)