Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Itália já recebeu 75 mil pedidos de refúgio em 2016


 
Da Agência Ansa
 
Considerada uma das principais portas de entrada para imigrantes ilegais na Europa, a Itália já recebeu exatos 75.681 pedidos de refúgio em 2016. A matéria é da Agência Ansa.
 
O dado foi divulgado nesta quarta-feira (14) pela Comissão Nacional para o Direito de Asilo, órgão ligado ao Ministério do Interior. Desse total, 64.638 são homens, e 11.043, mulheres.
 
Os nigerianos representam o maior contingente de imigrantes que solicitaram refúgio na Itália neste ano, com 14.291 pedidos, seguidos por paquistaneses, com 10.209. Países africanos como Gâmbia, Eritreia, Costa do Marfim, Senegal e Mali também aparecem com destaque.
 
"De 1º de janeiro até hoje, o tempo médio de análise dos pedidos foi de 106 dias, o melhor na Europa, contra 250 dias em 2014 e 2015", declarou o presidente da comissão, Angelo Trovato. Em 2016, o país já examinou 13.555 solicitações. "Desafiaria qualquer outro país europeu a fazer o que fizemos", disse.
 
No ano passado, a Itália foi muito criticada por outras nações da União Europeia, como a Alemanha, por uma suposta lentidão no registro de imigrantes ilegais e na análise de pedidos de refúgio.
 
Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 112 mil clandestinos já entraram em solo italiano via mar Mediterrâneo neste ano - outros 2,7 mil morreram tentando.
 
Contudo, boa parte deles prefere pedir refúgio em países do norte europeu, como Alemanha, Áustria e as nações nórdicas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)