Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Japão prepara sistema para monitorar tsunamis


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília - Dez meses depois do terremoto seguido de tsunami no Japão, as autoridades do país anunciaram hoje (9) a instalação de um sistema de monitoramento em larga escala para detectar a ocorrência de alterações no mar do Pacífico. A ideia é dar o alerta o mais cedo possível para que a população se prepare. O terremoto seguido de tsunami ocorreu em 11 de março de 2011 e atingiu praticamente todo o Japão, mas principalmente o Nordeste do país.

De acordo com as autoridades, os sismógrafos e detectores de tsunamis serão instalados até março de 2013, na região da Península Boso e Costa Sanriku. Um monitor adicional será colocado na Costa da cidade de Miyagi Prefecture. O objetivo é que os equipamentos monitorem 50 localidades até março de 2015.

Também serão instalados monitores de tsunamis ainda neste ano em três locais, a 400 quilômetros da Costa do Nordeste do Japão. Os dados serão coletados por satélites e usados para identificar um tsunami que está previsto para ocorrer a leste do Oceano Pacífico.

O Ministério da Educação e da Ciência do Japão estuda a possibilidade de instalar o sistema composto por um submarino na área próxima ao Trench Nippon no Oceano Pacífico, enquanto os sismógrafos estiverem sendo colocados no fundo do mar associados aos detectores de tsunami que são orientados por sensores de pressão hidráulica.

Os dados ajudarão a Agência Meteorológica do tsunami de informações ou avisos de lançamento. O chefe da agência, Akira Nagai, disse que os sistemas vão ajudar a reunir os dados necessários e no monitoramento das urgências. Durante o terremoto de 11 de março de 2011 seguido de tsunami, a Agência Meteorológica do Japão monitorou as ondas de tsunami antes de elas chegarem à Costa do país.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)