Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Líder da oposição na Venezuela suspende greve de fome


 Da Agência Lusa

O líder da oposição na Venezuela Leopoldo López anunciou hoje (23) a suspensão da greve de fome que iniciou há 30 dias na prisão, como protesto para exigir a liberdade dos presos políticos e a convocação de eleições legislativas. A suspensão ocorre um dia depois de o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela marcar para 6 de dezembro a realização das eleições.

"Este protesto não é para morrer, mas para que todos os venezuelanos possam viver dignamente", escreveu Leopoldo López em uma carta que foi lida aos jornalistas, em Caracas, por sua mulher, Lilian Tintori, e na qual pede a outras 103 pessoas que terminem a greve de fome.

"Peço a todos que terminem a greve de fome", escreveu, observando que devem "aceitar com humildade" o pouco que foi conseguido.

"As forças democráticas estão mais preparadas que nunca para esta batalha. Vou me recuperar e continuarei a lutar por uma Venezuela melhor. Juro que jamais vou me render, quem se rende perde", afirmou López.

O recurso à greve de fome como forma de protesto foi iniciado por Leopoldo López, líder do partido Vontade Popular, e pelo presidente da Câmara Municipal de San Cristóbal, Daniel Ceballos, que estão presos. Outros opositores e um grupo do Juventude Ativa Venezuela Unida também se uniram ao movimento.

Um grupo de estudantes anunciou, entretanto, que manterá a greve de fome até conseguir a liberdade para vários políticos que estão presos.

Leopoldo López, de 42 anos, está preso acusado pelas autoridades venezuelanas de incitamento à desordem pública, associação criminosa, atentados à propriedade e incêndio, na sequência das manifestações de contestação à política do presidente Nicolás Maduro, que terminaram em violência, no início do ano passado.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)