Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Membros do Greenpeace invadem usina nuclear francesa



Da Agência EFE

Um grupo de militantes da Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace entrou hoje (28) na usina nuclear de Cruas-Meysse, no sul da França, para denunciar a insegurança nas instalações e seu fácil acesso.

A ONG afirmou que 20 ativistas, alguns dos quais foram detidos, entraram na central para alertar sobre "a extrema vulnerabilidade" das piscinas de combustível irradiado.

Os militantes queriam "denunciar o imobilismo" da empresa de energia EDF, operadora dos 58 reatores nucleares presentes em solo francês, contra os alertas e relatórios existentes sobre o "risco nuclear". As informações são da agência de notícias EFE.

Alguns dos ativistas escalaram uma dessas piscinas, enquanto outros deixaram a marca da sua mão "para demonstrar sua acessibilidade".

O Greenpeace lembrou que, no último dia 12 de outubro, outro grupo de militantes entrou na central de Cattenom, no nordeste do país, para evidenciar também a sua fragilidade.

"Desde então, a EDF não fez nada", acrescentou a ONG, afirmando que seus ativistas conseguiram entrar hoje no local "em menos de dez minutos" e alertou que as piscinas de combustível são as que apresentam maior radioatividade e não estão suficientemente protegidas de ataques exteriores.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)