Quarta-feira, 16 de agosto de 2017 - 15h04
O secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo, afirmou nesta quarta-feira (16) que o seu país quer "olhar para o futuro, e não para o passado", no início da renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) com os Estados Unidos e o Canadá. E defendeu um "pacto com mais comércio, e não menos". A informação é da EFE.
"Estamos desejando renovar a nossa aliança norte-americana. Vamos olhar para o futuro", disse o ministro ao começo da primeira rodada de conversas, que durarão até o domingo, em Washington.
Guajardo, que estava acompanhado pela ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, e pelo representante de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, ressaltou que o México buscará "conseguir um melhor acordo" que fomente mais comércio.
"Para que dê certo, tem que funcionar para todas as partes envolvidas. De outra forma, não é um acordo", afirmou Guajardo. Ele enfatizou que a chave é que o novo "Nafta não rompa com o que funcionou", e destacou que o México buscará desempenhar "um papel construtivo" nas negociações.
Entre as metas do México no acordo estão fortalecer a competitividade na América do Norte, alcançar um comércio regional inclusivo e responsável, aproveitar as oportunidades da economia do século XXI e promover confiança no comércio e em investimentos.
O representante do México nas conversações será Kenneth Smith, encarregado de comércio da embaixada mexicana em Washington e que já participou da negociação do acordo inicial. Os EUA estarão presentes com John Melle, atual assistente de Comércio Exterior para o hemisfério ocidental, enquanto o Canadá será liderado por Steve Verheul, que já esteve à frente do recente pacto do país com a União Europeia.
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae
A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional
Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina
Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)