Terça-feira, 2 de abril de 2013 - 12h09
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje (2) o clima de tensão na Península Coreana instaurado em decorrência das ameaças da Coreia do Norte em promover um conflito nuclear e dos aliados da Coreia do Sul em reagir. Segundo ele, a crise na região "já foi longe demais". Ki-moon se disse “profundamente perturbado”.
Para Ki-moon, é fundamental que os envolvidos se disponham a buscar o fim do impasse. “Como secretário-geral, é meu dever impedir a guerra e buscar a paz. É também minha responsabilidade afirmar que a crise atual já foi longe demais". Para Ki-moon, "as ameaças nucleares não são um jogo nem uma retórica agressiva e resultado de postura militar apenas”.
Em fevereiro, a Coreia do Norte fez seu terceiro teste nuclear. A ação foi considerada uma ameaça pela Coreia do Norte e pelos Estados Unidos, gerando sanções no Conselho de Segurança da ONU à Coreia do Norte.
"Não há necessidade de a República Popular Democrática da Coreia [Coreia do Norte] estar em rota de colisão com a comunidade internacional. Estou convencido de que ninguém tem a intenção de atacar a Coreia do Norte por causa de divergências sobre o seu sistema político ou a política externa. No entanto, estou com medo de que haja respostas firmes a qualquer provocação militar direta [da Coreia do Norte]”, ressaltou Ki-moon.
* As informações são da agência de notícia das Nações Unidas
Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia
O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades
Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)