Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa chega a Portugal como 'peregrino na esperança e na paz'


 Gente de Opinião

Papa chega à Base Aérea de Monte Real - REUTERS

Lisboa (RV) – O Papa já está em solo português, onde chegou como peregrino na esperança e na paz. Após percorrer 1860 km, Francisco chegou a Base Aérea de Monte Real a bordo do A321 da Alitália, às 16h10min (hora local).

Gente de Opinião

Durante o voo, o Papa saudou um a um os 70 jornalistas presentes, afirmando tratar-se de uma viagem especial: “uma viagem de oração, de encontro com o Senhor e com a Santa Mãe de Deus”.

O Pontífice foi acolhido pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, por autoridades políticas e civis, alguns bispos portugueses e um grupo de fiéis (cerca de mil pessoas). Foram entoados os hinos, prestadas as honras militares e à bandeira. Não houve discursos.

Francisco manteve um encontro privado com o mandatário português na Sala do edifício da Torre de Controle. Após a troca de dons – Francisco presenteou o Presidente com o mosaico “Centenário das Aparições - o Presidente do Parlamento e o Primeiro Ministro, com as respectivas esposas, apresentaram-se ao Pontífice.

O Santo Padre então transferiu-se em carro aberto à Capela da Base Aérea, onde estavam presentes alguns militares doentes, acompanhados de suas famílias. O Papa foi acolhido por dois Capelães e recebeu flores de duas crianças em trajes típicos. 

Após uma breve adoração ao Santíssimo Sacramento, o Santo Padre deixou como recordação no local a escultura em mármore “São Francisco” e assinou o Livro de Ouro, para então transferir-se, em helicóptero, ao Estádio de Fátima, onde foi acolhido pelo Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Augusto dos Santos Marto e pelo Prefeito local.

Sem formalidades protocolares ou discursos, o Papa seguiu em papamóvel até o Santuário, distante 4,5 quilômetros, onde foi acolhido nas proximidades da Capelinha das Aparições, pelo Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas e por cerca de cinco mil crianças, estudantes das escolas da região, para então dirigir-se à Capela e deter-se em oração silenciosa diante da imagem de Nossa Senhora.

Desde que aterrissou em Monte Real – e por toda a peregrinação – passarão a fazer parte do séquito o Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal portuguesa, Cardeal Manuel Clemente, o Núncio Apostólico Dom Rino Passigato; o Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio dos Santos Marto; o Secretário da Nunciatura Apostólica Dom Andrea Piccioni; o Coordenador local da visita e Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas. (JE)

Fonte: rádio Vaticano

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)