Quarta-feira, 20 de abril de 2016 - 10h02
O papa Francisco pediu hoje (20) aos católicos europeus que rezem pelas vítimas do desastre nuclear de Chernobyl, ocorrido há 30 anos, e participem no domingo (24) de uma coleta para ajudar os ucranianos, afetados por um conflito “esquecido por muitos”.
“Renovamos a nossa oração pelas vítimas da tragédia de Chernobyl e exprimimos a nossa gratidão em relação aos que prestaram socorro e a todas as iniciativas com que se procurou remediar o sofrimento e os danos”, disse o papa ao final da audiência semanal que reuniu cerca 30 mil pessoas na Praça de São Pedro.
Francisco lembrou ainda o conflito atual no país, onde vivem cerca de 3 milhões de greco-católicos: “A população da Ucrânia sofre as consequências de um conflito armado esquecido por muitos”.
No dia 3 de abril, o papa pediu a todas as paróquias na Europa que organizem uma coleta para as vítimas daquele conflito, principalmente os idosos e as crianças.
“Convidei a Igreja na Europa a apoiar minha iniciativa para enfrentar esta urgência humanitária. Agradeço antecipadamente aos que contribuírem generosamente para a iniciativa, que se realiza no próximo domingo”, disse Francisco.
Ele foi criticado algumas vezes pelos católicos ucranianos por não ter condenado com firmeza a anexação da província ucraniana da Crimeia por Moscou e a ingerência russa na Ucrânia em apoio às milícias pró-russas no Leste do país.
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia
O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)