Segunda-feira, 5 de março de 2012 - 08h03
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – A Polícia Nacional do Peru anunciou ontem (4) à noite a prisão de Walter Díaz Veja, conhecido como Camarada Freddy, apontado como um dos líderes da guerrilha Sendero Luminoso. O grupo guerrilheiro é um dos mais ativos da América do Sul e marca presença no território peruano há quase meio século.
A prisão de Camarada Freddy ocorre um mês após a captura de Florindo Flores, cujo codinone é Camarada Artêmio, líder do grupo. Camarada Freddy foi preso na região de Huánuco, com armas e equipamentos de rádio.
O grupo Sendero Luminoso é uma organização considerada terrorista pelas autoridades peruanas, criada na década de 1960. A guerrilha foi quase considerada extinta no fim da década de 1990, mas reapareceu na primeira década deste século. É um dos maiores grupos armados da América do Sul, ao lado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
O porta-voz da base governista no Congresso do Peru, deputado Fredy Otárola, disse que o presidente peruano, Ollanta Humala, não vai desistir de capturar os integratnes do Sendero Luminoso.
"A Polícia Nacional, com o apoio das Forças Armadas, continua a lutar incansavelmente contra a subversão e o tráfico de drogas. A captura [de Camarada Freddy] confirma a decisão do governo de acabar com o terrorismo", disse Otárola, lembrando que as autoridades apuraram que Camarada Freddy atuava na região de Huallaga.
*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias do Peru, Andina//Edição: Graça Adjuto
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia
O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)