Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Pressionado, Mubarak sinaliza acordo com a oposição



 Da BBC Brasil

Brasília – Sob pressão da comunidade internacional e da população do Egito, o presidente Hosni Mubarak sinaliza que quer um acordo com a oposição para encerrar 12 dias de protestos no país. O ministro das Finanças egípcio, Samir Radwan, disse que o vice-presidente Omar Suleiman vai se reunir com oposicionistas na tentativa de acabar com a crise. Não há detalhes sobre o encontro.

O principal grupo de oposição no Egito, a Irmandade Muçulmana, informou estar pronto para negociar com o governo, desde que haja um acordo por escrito sobre a realização de uma reforma política dentro de um cronograma específico. Em uma declaração, divulgada ontem (3) à noite, a organização informou que não há exigência alguma a ser feita ao presidente.

Outro líder do movimento oposicionista, o Nobel da Paz Mohamed ElBaradei não confirmou presença nas reuniões. Segundo o ministro das Finanças egípcio, a transição de poder no Egito começou quando o presidente Hosni Mubarak disse que não concorrerá à reeleição em setembro, e que se dispõe a transmitir o poder ao sucessor em dezembro.

"É o início da criação de um processo que vai garantir uma transição de poder sem solavancos e sem cair na armadilha de um cenário de caos", afirmou Samir Radwan.

De acordo com analistas, a participação do maior grupo de oposição do país em conversas com o governo pode ajudar a resolver o impasse no Egito, mas ainda não se sabe se os jovens manifestantes que vêm liderando os protestos nas ruas apoiariam uma negociação enquanto o presidente se mantém no cargo.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apelou na sexta- feira (4) por "um processo de transição ordenada que comece imediatamente" no Egito. Obama disse também que Mubarak deve ouvir a população. "Ele precisa ouvir o que está sendo dito pela população e fazer um julgamento sobre um rumo a tomar que seja ordenado, significativo e sério", disse Obama. "Nós queremos ver este momento de turbulência se transformar em um momento de oportunidade. O mundo inteiro está assistindo".

Para a União Europeia, o processo de transição deve começar imediatamente. “O Conselho Europeu está acompanhando com grande preocupação a piora na situação do Egito”, disse um comunicado assinado por 27 líderes do bloco. “Todos os partidos devem se moderar, evitar violência e começar uma transição ordeira para um governo de base ampla”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)