Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Quênia demonstra interesse em aderir ao Brics



Da Agência Sputinik

Depois do Egito, Argentina, Nigéria, Síria, Bangladesh e Grécia, mais uma nação demonstrou interesse em aderir ao Brics, o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Um dos líderes da região em termos de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Banco Mundial, o Quênia espera crescer economicamente 7% no ano que vem e quer candidatar-se ao bloco de países emergentes.

O desejo de um novo candidato de aderir ao Brics foi revelado pela assessoria da imprensa do partido do governo russo, o Rússia Unida, depois de o líder da bancada do partido na Duma (câmara dos deputados do parlamento russo), Vladimir Vasiliev, se reunir em Moscou com o presidente do Senado de Quênia, Ekwee David Ethuro.

"Ekwee David Ethuro manifestou a esperança de que o país dele, oportunamente, possa integrar o Brics", diz um comunicado oficial do partido.

O parlamentar queniano sublinhou ainda a importância da cooperação dos países na realização de projetos de investimentos, em particular na área de extração de recursos naturais, além de elogiar a parceria estratégica desenvolvida entre Moscou e Nairobi e respeito mútuo no palco internacional, conclui o comunicado.

A última cúpula do Brics foi realizada em Ufa, na Rússia, nos dias  9 e 10 de julho de 2015. O próximo encontro de líderes dos BRICS, sob a presidência da Índia, será realizado em Goa em 15-16 de outubro de 2016.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)