Terça-feira, 23 de agosto de 2016 - 11h36
Representantes do Serviço Europeu para Ação Externa firmaram, em Roma, acordo de colaboração com o governo de unidade nacional da Líbia para treinar agentes da Guarda Costeira e da Líbia a fim de combater o tráfico de pessoas.
A Líbia é um dos principais pontos de partida dos imigrantes que fogem das guerras e dos conflitos no Oriente Médio e do Norte da África para a Europa, especialmente para a Itália.
Segundo o almirante Enrico Credendino, comandante da Operação Eunavfor Med, esse é um "novo passo da cooperação" entre a União Europeia e as instituições líbias. É também um desdobramento da Operação "Sophia", que combate, localiza e identifica os traficantes de pessoas que fazem a perigosa travessia pelo Mar Mediterrâneo.
Em reunião realizada no último dia 20 de junho, o Conselho Europeu estipulou duas novas metas para a Eunavfor Med: capacitar e treinar a Guarda Costeira e a Marinha e ajudar na implementação do embargo das Nações Unidas ao tráfico de armas na região.
Segundo dados da União Europeia, desde o início da missão, 84 suspeitos de tráfico foram processados pelas autoridades italianas e 255 barcos clandestinos foram destruídos, evitando assim novas travessias com imigrantes. Além disso, 21.958 vidas foram salvas em alto-mar.
A rota marítima entre a Líbia e a Itália é considerada a "mais mortal do mundo" e é a mais utilizada pelos imigrantes ilegais para chegar à Itália. Conforme dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 104 mil deslocados chegaram ao território italiano pela rota só neste ano e mais 2.725 morreram ou desapareceram tentando a travessia.
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae
A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional
Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina
Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho
No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)