Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

UE tem condições de enfrentar ruptura de estoque petróleo


Renata Giraldi*
Agência Brasil

rasília – A União Europeia está preparada para enfrentar uma ruptura do abastecimento de petróleo. A análise é da diplomata europeia Catherine Ashton. A reação ocorre em meio à decisão do Irã de interromper as vendas de petróleo para a França e o Reino Unido e a ameaçar de fazer o mesmo para o restante dos europeus.

Ashton disse, porém, que a União Europeia pode garantir a segurança imediata dos estoques em caso de uma eventual ruptura. O presidente da Companhia Nacional de Petróleo do Irã, Ahmad Ghalebani, acrescentou que as ameaças podem ser concretizadas se a Europa mantiver "ações hostis" contra o regime do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Ghalebani disse que países como a Alemanha, Espanha, Itália, Grécia, Portugal e a Holanda são alvos das represálias iranianas contra o embargo votado em janeiro pelos europeus. A partir de julho, a importação de petróleo iraniano está proibida na Europa, uma medida que visa a reforçar as sanções contra o programa nuclear do país.

O anúncio feito pelo governo iraniano é simbólico, já que os governos francês e britânico praticamente interromperam toda a importação de petróleo iraniano. Mas para a Itália, a Espanha e a Grécia, as consequências podem ser ser mais graves, pois os três países dependem dessas exportações.

A Grécia importa 30% do petróleo iraniano, e a Espanha, 13%, segundo a Agência Internacional de Energia. A Europa aprovou a proposta de intensificar as sanções ao Irã por desconfiar que o programa nuclear desenvolvido no país esconda a produção de armas atômicas. As autoridades iranianas negam as suspeitas.

*Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI//Edição: Graça Adjuto
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)