Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

União Europeia aprova embargo ao petróleo do Irã


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Os ministros das Relações Exteriores dos países que integram a União Europeia (formada por 27 nações) aprovaram hoje (23) medidas de embargo petrolífero gradual ao Irã, assim como foi suspenso qualquer financiamento pelo Banco Central iraniano. A decisão foi anunciada em Bruxelas, na Bélgica. Porém, as medidas devem ser homologadas ao longo do dia.

Inicialmente, o acordo estabelece a interdição imediata de novos contratos no setor petrolífero entre o Irã e qualquer país da União Europeia. Também determina uma fase de transição até 1º de julho para que os contratos existentes possam ser anulados.

Houve um debate intenso em torno das medidas até o último momento devido à resistência por parte da Grécia, que depende das exportações do Irã. Para os gregos, o ideal seria adotar uma fase de transição com prazo de um ano.

Pelo acordo, os europeus devem substituir as exportações do Irã por outros países produtores do Golfo. De acordo com dados da União Europeia, o Irão vende cerca de 20% do petróleo que produz a países europeus, mas o essencial da produção é vendida na Ásia.

Os líderes da União Europeia e dos Estados Unidos trabalham para convencer os políticos dos países asiáticos, como a Índia, a reduzir as importações de hidrocarbonetos iranianos. As medidas fazem parte de uma pressão internacional para que o Irã suspenda o desenvolvimento do seu programa nuclear, que é suspeito de produzir armas.

As autoridades iranianas negam as suspeitas. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações. Para as autoridades iranianas, as suspeitas são geradas por questões políticas e não técnicas. Mas a Agênica Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que há indícios que levam às desconfianças.
 

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)