Porto Velho (RO) domingo, 15 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Unicef alerta para mortalidade infantil provocada pela seca


Da Agência Lusa

A forte seca que atinge a Coreia do Norte requer medidas urgentes para evitar a morte de crianças já enfraquecidas pela má nutrição, alertou hoje (9) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“A situação é urgente, mas, se agirmos agora, podemos salvar vidas”, disse o diretor do órgão para a Ásia Oriental, Daniel Toole, ao ressaltar a importância do envio de especialistas e de ajuda humanitária. “Se adiarmos essas medidas até termos a certeza de que as colheitas foram afetadas, pode ser tarde demais para salvar a maioria das crianças vulneráveis.”

A Coreia do Norte sofre atualmente a pior seca dos últimos 100 anos, segundo a imprensa oficial, com sérios impactos nas regiões de plantação de arroz.

Responsáveis da área da saúde no país confirmaram ao Unicef que tem sido registrado um aumento significativo de casos de diarreia entre as crianças. “A falta de chuva reduz o acesso à água limpa e reduz a higiene, colocando a vida das crianças em risco”, afirmou o diretor.

A preocupação com o impacto da seca é agravada pela preexistente má nutrição das crianças norte-coreanas. Um estudo de 2012 revelou que um quarto de todas as crianças do país sofria de má nutrição crônica – uma condição habitualmente causada por uma combinação de água não potável e falta de saneamento, consumo alimentar inadequado e falta de acesso aos cuidados de saúde.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos  comerciais e intercâmbio cultural

Embaixador da Itália visita Rondônia selando acordos comerciais e intercâmbio cultural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou uma sessão especial marcada pela diplomacia, pela cultura e pelo reconhecimento histórico co

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

Impacto do conflito no Oriente Médio na agricultura de Rondônia

O atual cenário geopolítico global traz alertas diretos para o setor produtivo rondoniense. A escalada das tensões no Oriente Médio, particularmente

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Gente de Opinião Domingo, 15 de março de 2026 | Porto Velho (RO)