Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela recebe de volta mais de 7 mil filhos


Venezuela recebe de volta mais de 7 mil filhos - Gente de Opinião
ÓPERA MUNDI

Desde que o governo da Venezuela implementou o Plano Volta à Pátria, mais de 7 mil cidadãos venezuelanos que estavam vivendo em outros países já retornaram à nação de origem.


Segundo dados do ministério de Relações Exteriores da Venezuela, entre agosto e setembro o programa lançado pelo presidente Nicolás Maduro já trouxe de volta 7.907 venezuelanos.

Do total, 6.389 cidadãos estavam no Brasil, 564 no Peru, 465 no Equador, 305 na Colômbia, 86 na Argentina, 95 na República Dominicana, dois no Chile e um no Panamá.

Dos 7.907 migrantes que retornaram, 55% são mulheres, ao passo que 45% são homens. A quantidade de crianças e adolescentes que retornou é de 22%.

De acordo com o governo, os migrantes estavam em condições de vulnerabilidade. O objetivo do programa é trazer de  volta venezuelanos que deixaram o país e mostram interesse de regressar.

XENOFOBIA

No último mês de agosto, migrantes venezuelanos foram vítimas de ataques xenófobos em Pacaraima (RR), cidade que faz divisa com a Venezuela.

Brasileiros chegaram a agredir fisicamente os estrangeiros com bombas caseiras e provocando incêndios criminosos em abrigos que recebem os migrantes da nação vizinha.

Em 28 de agosto, o presidente Michel Temer aprovou um decreto autorizando  o envio de tropas das Forças Armadas brasileiras à região. A presença do Exército foi  garantida pelo governo até o dia 12 de setembro.


Venezuela recebe de volta mais de 7 mil filhos - Gente de Opinião
Venezuela recebe de volta mais de 7 mil filhos - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)