Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 - 12h06

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho. A força da água comprometeu a estrutura do bueiro existente no local, que cedeu e provocou o rompimento completo da pista.
O trecho afetado é a rota de acesso ao maior cemitério da capital, ao Museu Rondon, onde está localizada a tradicional Igrejinha de Santo Antônio, e também à usina hidrelétrica da região. O trânsito ficou totalmente interrompido.
Segundo o diretor executivo da Defesa Civil, Marcelo Duarte, o volume de chuvas nas últimas horas foi atípico. “Desde às quatro da manhã nossas equipes estão nas ruas. Tivemos cerca de 70 milímetros acumulados durante a madrugada e a previsão indica mais 50 milímetros nas próximas horas. Esse índice elevado impacta diretamente os igarapés e canais da cidade, aumentando o risco de ocorrências como essa”.
Marcelo Duarte informou ainda que a área foi isolada imediatamente após o rompimento e que o caso será comunicado ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Assim que tomamos conhecimento, deslocamos a equipe para verificar se havia vítimas, realizamos a interdição e iniciamos o monitoramento. Esse ponto já apresentou problemas anteriormente e agora vamos acompanhar para que seja definida uma solução adequada”.
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) estiveram no local para mapear os danos e estudar as alternativas de intervenção. De acordo com o secretário da Seinfra, Thiago Cantanhede, o acompanhamento da área já vinha sendo feito antes mesmo do rompimento. “A água já estava passando por cima da pista. Assim que houve o desmoronamento, a Defesa Civil atuou prontamente e nós viemos na sequência para analisar tecnicamente a estrutura. Precisamos aguardar a redução do nível da água para identificar a extensão do dano e definir se será implantada uma ponte ou uma nova tubulação”.
O secretário de infraestrutura também informou que, para garantir o deslocamento de moradores e trabalhadores, o acesso está sendo realizado por dentro da usina de Santo Antônio. “Entramos em contato com a direção da usina, que prontamente liberou a passagem interna. Os portões permanecerão abertos dia e noite para assegurar a circulação enquanto o trecho permanece interditado”.
As equipes seguem monitorando as condições climáticas e avaliando as medidas necessárias para a recuperação da via.
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Praça CEU revitalizada e novo ônibus ampliam acesso ao lazer em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou nesta terça-feira (31), na Praça CEU, a entrega de dois importantes investimentos voltados ao fortalecimento

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada de Santo Antônio
Morador da região há mais de 20 anos, Romário Botelho acompanhou de perto, na manhã desta segunda-feira (30), os serviços finais da ponte sobre o igar

Crianças recebem ação nas escolas e convite para a Páscoa no Parque em Porto Velho
Com a aproximação da Páscoa, o clima de celebração já começa a tomar conta de Porto Velho. Para levar esse espírito às crianças e convidar as famílias

Skate Park entra em nova fase com obras e projetos de expansão
Desde o dia 26 de janeiro, o Skate Park vem passando por uma série de intervenções estruturais e melhorias, com o objetivo de qualificar o espaço e am
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)