Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

ALTA FLORESTA: Valverde vai ajudar na aquisição de veículo escolar



O deputado Eduardo Valverde (PT/RO) informou nesta quinta-feira (18) ao prefeito do município de Alta Floresta, Daniel Deina (PTN), a possibilidade de incluir a aquisição de veículo para o transporte escolar para as comunidades indígenas, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ônibus foi uma reivindicação das lideranças indígenas locais que pedem o transporte escolar dos curumins.

Para ter acesso ao fundo educacional, lembrou Valverde, é preciso que a prefeitura elabore um projeto especifico e o cadastre no sistema de convênios (SISCONV). Porém, o parlamentar se colocou à disposição do município para dialogar com o MEC para liberar os recursos.

“Ao sermos procurado por lideranças indígenas locais que nos solicitaram recursos para aquisição de veículo para o transporte escolar dos curumins, me coloquei à disposição para ser o interlocutor da proposta junto ao Ministério da Educação. Mas antes, a prefeitura precisará elaborar o projeto”, completou o parlamentar.

Sanção Presidencial_ Foi sancionada nesta terça-feira (16) a Lei nº 11.947, que garante o transporte e alimentação escolar para a educação básica de jovens e adultos, incluindo também, os residentes na área rural.  Com a nova lei, o orçamento para o transporte escolar passou de R$ 300 milhões para cerca de R$ 400 milhões. O programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) também foi reforçado, serão 30 mil escolas a mais recebendo dinheiro direto na sua conta, com um atendimento total de 180 mil instituições de ensino.

Quanto à alimentação, lembrou Valverde, agora estados e municípios devem usar 30% dos recursos repassados à alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar, o que vai significar que 30% do orçamento da merenda têm obrigatoriamente de ser destinados à compra da agricultura familiar.

“Essa medida vai dinamizar a economia local e permitir que o recurso circule na própria comunidade, estimulando o crescimento econômico dos municípios”, concluiu.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)