Segunda-feira, 1 de outubro de 2007 - 16h27
O ministro da Agricultura Reinhold Sthefanes e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) discutem essa semana, em Brasília, inclusão tecnológica na cadeia produtiva do leite em Rondônia, responsável pela disponibilidade diária de dois milhões de litros do produto no mercado, envolvendo 35 mil produtores. A audiência está sendo agendada pelo gabinete de Amorim.
Nesse encontro, o parlamentar vai apresentar reivindicação dos técnicos do setor, a aquisição de um laboratório de qualidade do leite orçado em mais de R$ 2 milhões, e que tem recursos disponíveis no Ministério da Agricultura para ser instalado na Delegacia Federal de Agricultura (DFA) em Rondônia, mas que atenderá a região noroeste da Amazônia norte do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima.
Esse laboratório atenderá as necessidades da instrução normativa 51/2007, em vigor, que determina avaliação laboratorial e do transporte do leite. Por essa instrução, os produtores serão obrigados a enviarem as amostras do leite para análise, duas vexes por mês, para Goiás ou Pernambuco, estados que dispõem do laboratório para realizar as contagens de células somáticas e bacterianas, as duas análises exigidas pela instrução normativa. "Os técnicos do DFA e de outros órgãos envolvidos com a cadeia produtiva do leite no Estado, nos procuraram e estão preparando um documento para eu entregar ao ministro mostrando que temos condições de fazer esses exames aqui, afinal temos um plantel de 11 milhões de cabeças, e também em condições de atender outros estados, já que falta logística e vai ficar muito caro enviar essas amostras para serem analisadas fora de Rondônia, a um custo cada de R$ 6 reais. Cremos que esse documento, com embasamento técnico convencerá o senhor ministro, já que sua pasta conta com os recursos, Rondônia com excelentes técnicos para atender nosso Estado e outros circunvizinhos", se mostra esperançoso Amorim.
O laboratório de qualidade do leite faz parte do Programa Nacional de Qualidade do Leite e Rede Brasileira de Qualidade do Leite.
Fonte: Yodon Guedes
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master
O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho
Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)