Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

ANAC determina suspensão de voo em Cacoal



O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) desde ontem mantém reunião com equipe técnica da ANAC em Brasília, solicitando explicações sobre a suspensão do voo da Azul no município de Cacoal, desde o dia 22 de fevereiro. Para ele, é inadmissível que isso aconteça em um aeroporto construído recentemente.

Durante a tarde, esteve reunido com o Gerente de Certificação e Segurança Operacional, Rodrigo Flório Moser que explicou ao parlamentar o envio de ofício ao governo do estado, através do DER para que fosse feita a medição de atrito e macro textura constantes na pista do aeroporto daquele município e, na ocasião, o subalterno do coronel Lioberto Caetano, ex-diretor do DER, disse que enviaria a documentação até o dia 17 de janeiro deste ano. Como nada foi feito e apresentado, o diretor da ANAC, por questões técnicas de segurança, resolveu por medida cautelar de suspensão das operações de aeronaves de asa fixa com motor a reação ou turbo jato, cancelar de imediato todo e qualquer voo para Cacoal, preservando a vida dos passageiros e tripulantes.

O parlamentar argumentou que agora no DER tem uma equipe nova, composta por engenheiros competentes e que gostaria que a Anac desse um voto de confiança para que esse protocolo e documentação fosse enviada e com isso, não houvesse interrupção dos voos, principalmente porque muitas pessoas já estavam com passagens compradas pela companhia.

A ANAC não aceitou voltar atrás e disse que os voos serão retomados, assim que a verificação técnica exigida for feita e apresentada ao órgão.

Capixaba solicitou que pelo menos fosse autorizado o pouso e decolagem dos aviões ATR 72 para atender as pessoas que precisam se deslocar de Cacoal para outras cidades e não tenham prejuízos com essa atitude. O pedido do parlamentar foi acatado e o representante da ANAC disse que iria entrar em contrato direto com a administração da companhia Azul para que enviasse esse nosso equipamento até que a solução seja apresentada.

Nilton Capixaba disse que vai falar diretamente com o governado Confúcio Moura e pedir empenho no sentido de providenciar logo essa documentação, porque recebeu orientação da própria ANAC para licitar ou fazer contrato na forma de adesão, buscando apoio jurídico para esse fim, junto a própria Infraero que tem contratos e preços fixos desses serviços.

O parlamentar lamentou que a equipe antiga do DER não tivesse a responsabilidade de dar maior atenção a esse problema, tonando-se a causadora de todo esse transtorno.

“Vamos acompanhar de perto e cobrar do governo do estado as providências o mais rápido possível”, finalizou.

Fonte: Paulo Henrique Silva

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)