Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Audiências marcam início da regularização fundiária em Costa Marques



Duas audiências marcadas para essa semana pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) darão o pontapé inicial nos trabalhos de regularização fundiária da gleba Conceição, que abrange os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

No dia 7 de agosto, às 14h, o superintendente Carlino Lima e a empresa vencedora da licitação para efetuar o georreferenciamento (medição das dimensões usando coordenadas geográficas) do primeiro lote da gleba, Asserplan, se reúnem na Câmara Municipal de São Francisco com representantes de diversas entidades como Emater, prefeitura municipal, polícia e Banco do Brasil. Já no dia 8, às 9h, é a vez da Câmara Municipal de Costa Marques sediar a reunião com os órgãos do município. "A intenção é explicar o trabalho e sanar dúvidas", explicou Carlino Lima.

Desde a segunda quinzena de julho, a equipe de vinte técnicos do Incra já prepara os trabalhos no local. Serão vistoriados e medidos cerca de 550 imóveis, de até 900 hectares, totalizando aproximadamente 60 mil hectares da gleba. Com essa ação, o órgão poderá emitir títulos a serem pagos em até 10 anos.

Mas a regularização da área está apenas começando. "Uma segunda licitação, para outros 700 imóveis da gleba deve sair na próxima semana", adiantou o superintendente do Incra. No total, serão 550 mil reais investidos pelo órgão nos dois municípios.

Fonte:  Vanessa Ibrahim

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sorrisos marcam experiência na Fábrica de Chocolate em Porto Velho

Sorrisos marcam experiência na Fábrica de Chocolate em Porto Velho

As irmãs Emanuela Lima, de 14 anos, e Kethellen Mayara, de 13, chegaram acompanhadas da mãe, a dona de casa Jéssica Nascimento, cheias de expectat

Documentário resgata história da Locomotiva 18 da EFMM

Documentário resgata história da Locomotiva 18 da EFMM

A memória ferroviária de Porto Velho volta a ganhar vida com o lançamento do documentário “Locomotiva 18: a condutora de sonhos”, que será exibido

Documentário da Locomotiva 18 emociona portovelhense na estreia

Documentário da Locomotiva 18 emociona portovelhense na estreia

O apito de um trem que silenciou por décadas voltou a ecoar na tarde da última quarta-feira (01), no Teatro Municipal Banzeiros. O passado e o pre

Enchente do Rio Machado coloca Ji-Paraná em alerta vermelho e mobiliza força-tarefa para atender famílias atingidas

Enchente do Rio Machado coloca Ji-Paraná em alerta vermelho e mobiliza força-tarefa para atender famílias atingidas

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil Municipal, segue monitorando de forma permanente a enchente do Rio Machado, que nesta quarta-fei

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)