Quinta-feira, 15 de novembro de 2012 - 08h20
Na manhã de ontem quarta-feira, 14 de novembro, o arcebispo de Maringá (PR), dom Anuar Battisti, recebeu a visita do bispo de Guajará-Mirim (RO), dom Benedito Araújo. As duas dioceses mantêm o projeto “Igrejas Irmãs”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nos últimos anos a arquidiocese de Maringá já encaminhou quatro sacerdotes para a missão pastoral em Guajará-Mirim.
A proposta do projeto é que haja um intercâmbio missionário entre duas dioceses. Na prática, as dioceses com melhores condições financeiras e de recursos humanos são convidadas a ajudar as dioceses mais carentes.
Atualmente o padre Genivaldo Ubinge, de Maringá, está em missão em Guajará-Mirim. A diocese possui 12 paróquias e apenas 22 padres para cuidar de uma extensão de 90 mil quilômetros quadrados de território formado por povos nativos, ribeirinhos e indígenas.
“Tudo é muito difícil, em particular no trabalho de combate às drogas, por ser uma região de fronteira. As distâncias acabam impedindo a concretude das coisas. Nós estamos sofrendo os impactos ambientais e sociais das grandes obras, das usinas e também do desmatamento”, disse dom Benedito Araújo.
“Por isso essa parceria das Igrejas Irmãs, com a igreja de Maringá, é edificante para toda a Igreja”, finaliza dom Benedito.
Fonte: CNBB
Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes
Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master
O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho
Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou
Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)