Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal recebe Comissão de Agricultura do Senado


A Comissão de Agricultura do Senado Federal, presidida pelo senador Acir Gurgacz (PDT), estará hoje, sexta-feira (30), em Cacoal, para realizar uma audiência pública sobre a cafeicultura no Estado de Rondônia.

O evento, que faz parte do ciclo de debates e palestras da Comissão de Agricultura, será realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Cacoal, a partir das 13h, no horário de Rondônia.

A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Senado e pela Rádio Senado, e as pessoas de todo o Brasil que estiverem assistindo poderão participar ao vivo, por meio do Alô Senado: 0800 612211, ou @AloSenado, via twitter.

O debate sobre a produção de café em Rondônia foi proposto pelo senador Acir Gurgacz, preocupado com a situação de queda contínua da produção e de abandono dos cafezais. A cultura do café, que foi uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento agrícola e econômico do Estado, atravessa um momento de crise, com baixa produtividade e pouco retorno para os produtores.

O objetivo da audiência, proposta pelo senador Acir Gurgacz é discutir alternativas que possam fazer com que o café volte a ter produtividade, proporcionar sustentabilidade e a dar lucro para os produtores. “A produção, a área plantada e a produtividade do nosso café vem caindo a cada ano, e isso é reflexo da falta de assistência técnica e de investimento em novas tecnologias nos últimos 10 anos”, salienta Acir.

A observação do senador encontra eco nas pesquisas e relatórios anuais de produção de café da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri) e de órgãos como a Embrapa e Emater-RO.

A falta de renovação nos cafezais de Rondônia, a maioria com mais de 20 anos, e ausência de assistência técnica levaram muitos produtores a trocar a cafeicultura pela pecuária, ou o campo pela cidade, deixando as áreas tradicionais de café degradadas.

A produção de café atingiu um dos menores índices nos últimos 20 anos, com queda em mais de 70% na produtividade neste período. Em 2011, a produtividade média do café em Rondônia foi de 12 sacas por hectare, enquanto em unidades demonstrativas da Emater-RO, com aplicação de novas tecnologias atinge-se até 50 sacas por hectare.
 

AGENDA DO SENADOR EM CACOAL

O senador Acir terá uma agenda cheia nesta sexta-feira em Cacoal. Pela manhã, às 8h30min, ele terá um encontro com a diretoria, professores e alunos do campus de Cacoal da Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde irá ouvir as reivindicações da comunidade acadêmica e apresentar uma emenda, no valor de R$ 400 mil, para a construção de uma quadra esportiva na universidade.

Em seguida, às 10h, o senador participará da inauguração do laticínio da Associação dos Produtores de Leite da Linha 5, (Asprol), que também contou com o apoio do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp. Na ocasião, Acir destinará uma emenda, no valor de R$ 150 mil, para a aquisição de um caminhão para a Asprol.

Ainda pela manhã, às 11h, o senador terá um encontro com jornalistas, radialistas, blogueiros e entusiastas das mídias sociais para um bate papo sobre sua atividade parlamentar e prestação de contas do mandato. O encontro será no auditório do Hotel Catui, no Centro de Cacoal.

A tarde, a partir das 13h, no auditório da Câmara de Vereadores, ocorre a audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado sobre a produção de café no Estado, com a participação dos seguintes convidados:

Edilson Alcântara, diretor do Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agronegócio do Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

Márcio Pureza Paixão, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Anselmo de Jesus, secretário de Agricultura do Estado de Rondônia (SEAGRI)
Leandro Dias Martins, gerente de Comercialização e Articulação Institucional da Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados (Coocaram/RO)

Marco Antônio Paulo Gomes, presidente da Jacaré Comércio, Exportação e Importação de Café Ltda

Elisafan Batista de Sales, secretário executivo da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia - EMATER/RO

Representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

 

Fonte: Guarim Liberato Jr.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)