Segunda-feira, 17 de agosto de 2015 - 11h16
Rondônia saiu do zero e hoje tem três centros de tratamento de câncer. Foi o que afirmou o governador Confúcio Moura durante a abertura da campanha de coleta de material para exames de colo do útero e de mama, de iniciativa da Loja Maçônica Estrela da Alvorada 21, em Alvorada do Oeste, em parceria com o Hospital Daniel Comboni, de Cacoal, uma das referências de tratamento de câncer em Rondônia. O evento foi realizado na Subseção da OAB em Alvorada do Oeste.
“Sou médico e posso garantir que o câncer tem cura. Mas a cura depende que a doença seja detectada em sua fase inicial”, disse o governador ao destacar a importância dos exames preventivos.
Confúcio disse que logo após ser eleito para o primeiro mandato, uma de suas primeiras decisões foi investir no combate e tratamento dessa doença. Lembrou que foi a São Paulo, Brasília e Goiás conhecer os grandes centros de tratamento, onde encontrou muitos rondonienses doentes, já em fase terminal. “Foi triste ver aquela realidade, mas de imediato o governo de Rondônia trouxe uma unidade do Hospital de Barretos para Porto Velho, investiu no Daniel Comboni e no São Pelegrino, de Porto Velho”, detalhou orientando as pessoas para que façam o exame com frequência, “não apenas em campanhas como esta da Loja Maçônica.
Marli Aparecida dos Santos é moradora da zona rural de Alvorada. Com mais de 30 anos, ela contou que foi a primeira vez que fez o exame, mas garante que a partir de agora as consultas serão frequentes.
O venerável-mestre da Loja Maçônica Estrela da Alvorada 21, Auro Morales Fernandes, parabenizou o governador pelo incentivo que deu na abertura do evento e disse que Confúcio Moura é um exemplo no combate ao câncer.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Emanuel Alencar
Decom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes
Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master
O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho
Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)