Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Curso de LIBRAS na educação de Ji-Paraná


Com carga horária de 30 horas para esta etapa, este curso terá como público alvo profissionais da educação que já estão atuando com alunos surdos seja em sala de ensino regular ou salas de recursos e também familiares de alunos surdos que queiram melhorar a comunicação em casa.

Este curso será ministrado pelos instrutores que trabalham na Semed Ronaldo de Oliveira e Zélia Augusta, bem como pela professora e pedagoga especialista em LIBRAS do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com Surdez, Intérprete e Facilitadora dos Cursos de Libras Jusiany Pereira da Cunha dos Santos.

Segundo a professora Jusiany o objetivo é propiciar aos cursistas a compreensão das diferenças metodológicas no atendimento às necessidades especiais da pessoa surda. ”Por meio dos encontros presenciais nós vamos propor a aquisição de vocabulário em LIBRAS, através da contextualização de situações cotidianas”. Explicou.

A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silencio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na Educação dos Surdos da Nobreza. No Brasil A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil - atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

É uma língua natural da comunidade Surda e surgiu para facilitar a comunicação, é uma língua com estrutura e gramatica própria e está regulamentada através da LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, através do DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. A LIBRAS é de uso corrente apenas no Brasil, pois como as língua de sinais não são universais, cada país possui a sua própria língua.

As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente na Semed, que está localizada na Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta - CEP 76.907-614 em Ji-Paraná.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)