Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Desapropriação do Linhão é discutida em Audiência Pública proposta por Cristiane Lopes


Desapropriação do Linhão é discutida em Audiência Pública proposta por Cristiane Lopes - Gente de Opinião
A vereadora Cristiane Lopes (PP) foi proponente, em parceria com o presidente da Câmara Municipal, Edwilson Negreiros (PSB), da Audiência Pública que ocorreu na manhã da última sexta-feira (01) na Casa de Leis Municipal e discutiu a situação dos moradores da Zonas Especiais de Interesse Social (Comunidade Maravilha I e II, Comunidade São João, Vila DNIT, entre outros) e a desapropriação das áreas do Linhão, onde mais de 20 bairros devem ser atingidos entre eles: Renascer, Airton Senna, Aponiã, JK I,II, Cascalheira, Planalto, Alphaville e Nacional.

Entre os presentes estavam: os moradores, representantes da SEDAM, SEMUR e SEMA. Em seu discurso, Cristiane Lopes repudiou a Empresa Energisa que não compareceu à Audiência. "Quero deixar registrado o meu repúdio à Energisa que não se fez presente. Os moradores precisam de uma resposta", destacou.

Pedro Firmino mora próximo ao Linhão no bairro JKII desde 1990, paga IPTU até hoje. Segundo ele, 79 famílias já foram notificadas. O morador questionou sobre a garantia de que as famílias serão indenizadas, antes de terem as suas casas destruídas. "Nós estamos buscando ajuda dos vereadores e do Executivo para termos os nossos direitos garantidos. Não podemos abrir mão das nossas casas, sem antes garantir pelo menos a indenização", afirmou.

O secretário adjunto da SEMUR, Gustavo Nobre de Azevedo orientou os moradores a reunir todos os documentos que comprovem a propriedade dos terrenos para futuramente ativarem a Justiça. "Os moradores precisam apresentar todos os documentos para se caso a Energisa consiga desapropria-los, eles terem direito à indenização", enfatizou.

Cristiane Lopes se colocou à disposição dos moradores para acompanhar os próximos passos. Uma reunião com representantes Ministério Público e da Energisa e dos moradores será marcada nos próximos dias.
Desapropriação do Linhão é discutida em Audiência Pública proposta por Cristiane Lopes - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM

Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)