Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Desvio de verba poderá cassar mandato de vereador


O presidente da câmara de vereadores do município de Buritis Wilson Lenz (PMDB), está sendo acusado de facilitar o desvio de quase R$19.000,00 Mil Reais (Dezenove Mil Reais), que seriam usados para o pagamento do 13º dos servidores a Casa em 2010. Informações dão conta de que o presidente da Casa facilitou que um de seus assessores, desviasse o pagamento da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social).

O presidente da Casa chegou a registrar uma ocorrência policial, foi instaurada uma comissão de averiguação dentro do próprio legislativo, agora os vereadores querem abrir uma comissão processante contra o presidente da Casa, entre os vereadores estão; Jaci Alves (PSD) vice-presidente, Júlio Frasson de Lara líder do prefeito (PTB), Diamante Negro (PSDB) Juniel do Idaron (DEM) e Ida Fischer do (PR). De acordo com a denúncia, o desvio do dinheiro foi destinado à conta do próprio assessor do presidente da Casa. A fraude só foi descoberta no final de 2011, uma vez que a prefeitura ficou inadimplente.

Executivo:

Por telefone o Secretário de Fazenda do município de Buritis, Osni Luiz de Oliveira, disse que no mês de dezembro a prefeitura ficou inadimplente, e consequentemente impossibilitada de receber o repasse junto ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios). De acordo com o Secretário de fazenda a inadimplência deu-se pela questão do CNPJ da Câmara de vereadores ser vinculado ao da prefeitura, explicou.

Legislativo:

Para que a prefeitura não ficasse inadimplente e impossibilitada de receber recursos, a câmara de vereadores teve que cobrir o rombo deixado pelo então servidor. Num geral o prejuízo chega a R$38 mil reais, que poderiam ser aplicados pelo poder público em bens que trariam retorno para os moradores de Buritis. A população está indignada com o caso, as reclamações na rádio local são frequente onde pede-se a cassação do presidente por improbidade administrativa.

Morador de Buritis há 18 anos, é conhecido desde sua primeira eleição como, “O vereador das pontes”, Wilson Lenz é tem uma carreira política com três mandatos de vereador, agora passa por maus caminhos que poderão tirar até seu mandato de presidente da Casa e de vereador.

Fonte: Ariquemes
Mateus Andrade

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)