Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

DIVINO QUADRO TRÍPTICO DE DEVOÇÃO


Gente de Opinião
Irmandade do Senhor Divino de G. Mirim (Ilha Casara)

No último domingo, 15, as três irmandades religiosas voltadas à devoção do Divino Espírito Santo realizaram a procissão do mastro, que aconteceu em três diferentes regiões da cidade de Guajará-Mirim. Neste sábado, dia 21, e domingo, 22, as irmandades encerraram suas agendas religiosas e festivas, realizando as Cerimônias da Descida do Mastro do Senhor Divino.

A Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim (Ilha Casara), em atividade desde a década de 60, hoje presidida pelo Senhor Landulfo do Santos, deu início à romaria no dia 27 de março, ocasião em que foi celebrada na Igreja do Divino Espírito Santo, missa de bênção do Cortejo. A partir daquela data, o Cortejo do Divino saiu em peregrinações pelas regiões rural e urbana do município, cumprindo um longo período de andanças.
 
Gente de Opinião
Irmandade do Sr. Divino Espírito Santo de G. Mirim (I. Casara)

O ponto alto do encerramento dos festejos da Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim (Ilha Casara), acontecerá domingo, 22, após a missa das 8 horas, no pátio externo da Igreja do Senhor Divino, com a realização da Cerimônia da Descida do Mastro, seguida de grande festa de confraternização, que acontecerá na sede da Irmandade, localizada no bairro São José, quando será servido almoço aos devotos, romeiros e convidados.

Duas outras irmandades também estarão encerrando suas agendas neste final de semana, 21, com a realização da Cerimônia da Descida do Mastro: a partir das 18 horas, após novena, acontece a cerimônia da Irmandade do Divino Espírito Santo da Ilha Saldanha, que é coordenada pela devota Joana Darc Dias de Souza. A irmandade fica sediada em sua residência, na Av. Princesa Isabel, Bairro Triângulo, está em atuação desde 11 de maio de 1964, ano de sua fundação, sendo esta comunidade criada pelas mãos do casal José Dias e a Sra. Eliséia Leguisamon Monteiro, pais de Joana Darc.
 
Gente de Opinião
Irmandade do Divino Espírito Santo da Ilha Saldanha

No último domingo, 15, aconteceu o sorteio dos nomes dos devotos que assumirão os signos do Divino da Irmandade da Ilha Saldanha para o ano de 2017, sendo sorteado para Imperador o Sr. Matias Pedroza Quintão, e para Imperatriz a Sra. Ana Evangelista.

Noutra região da cidade fica localizado o Divino Espírito Santo Comunidade Santo Antônio em Homenagem a Paulo Calazans Patrocina Lopes, no Bairro Santa Luzia, em atividade desde 1993, e está abrigada na residência de Dona Eduarda Calazans Shoré. Dona Eduarda é a coordenadora da comunidade religiosa e a responsável pela organização e realização de todas as atividades de ladainhas e festejos.
 
Gente de Opinião
Divino E. Santo Comunidade S. Antônio, Bairro Sta. Luzia

A Cerimônia da Descida do Mastro do Divino espírito Santo do Bairro de Santa Luzia acontecerá por volta das 20 horas. Antes, porém, se fará o sorteio dos nomes que irão compor a Corte do Divino para o ano de 2017. Após estas atividades, se inicia a confraternização, com a participação de todos que trabalharam em prol da festa do Divino, animada por banda musical ao vivo, executando o gênero rasqueado, para alegria de todos.

E assim se encerram as novenas e festejos ao Divino Espírito Santo em Guajará-Mirim, com composição final de um apaixonado e magnífico quadro tríptico religioso, construído em cores barrocas de profunda fé, aureolado por infinita devoção de uma gente simples, que faz da religião um legítimo sentimento de esperança e patrimônio cultural imaterial e identitário de um povo que margeia os Rio Guaporé e Mamoré, em procissão, seguindo as comunidades: Irmandade do Senhor Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim (Ilha Casara); Irmandade do Divino Espírito Santo da Ilha Saldanha; e o Divino Espírito Santo Comunidade Santo Antônio em Homenagem a Paulo Calazans Patrocina Lopes.
 
 
DIVINO QUADRO TRÍPTICO DE DEVOÇÃO - Gente de Opinião
      Fonte:
ARIEL ARGOBE


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)