Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Municípios

Estação de Tratamento de Esgoto instalada em Cacaulândia


 
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) que faz parte  do sistema de esgotamento sanitário, em fase final de construção no município de Cacaulândia, passou por teste na última terça-feira (24). A entrada em operação de forma experimental foi acompanhada pelo superintendente da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia, Ivo Benitez e técnicos da Divisão de Engenharia da Suest-RO.  
 
Os testes realizados na estação que utiliza tecnologia apropriada para o tipo de relevo da região, contaram também com a participação do prefeito do município, Edmar Ribeiro de Amorim, vereadores Genê Falcão e Jozivaldo das Virgens e técnicos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e da empresa Ótima Empreendimentos e Construções, responsável pela execução das obras do sistema.
 
Na oportunidade, o diretor da empresa Flipper, fabricante do equipamento, Dirceu Abolis fez uma ampla explanação sobre a estrutura da ETA, seguida de visita á estação, onde todos os passos do sistema de funcionamento foram apresentados.
 
A ETA integra o sistema de tratamento de esgoto, composto por mais de 16 km de rede coletora, leito de secagem e laboratório de análise da água, que ao entrar em funcionamento, vai atender 80% das residências da área urbana de Cacaulândia.
 
O investimento viabilizado pela Funasa, através de convênio, somente nessa obra, ultrapassa R$ 10 milhões.
 
Benefícios
 
Os benefícios diretos dos sistemas de tratamento de esgoto são: ambiental, sanitário e de saúde pública. O tratamento do esgoto elimina a poluição dos rios e demais cursos d’água, permitindo que eles continuem sendo fontes de recursos hídricos, para o consumo humano. 
 
Fonte: Ascom/FUNASA
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Nota de Agradecimento: Antônio Alves Ferreira em especial ao Prefeito Léo Moraes

Ao encerrar meu ciclo à frente da FUNCULTURAL, venho a público com um prósito muito claro: agradecer.Meu profundo agradecimento à Prefeitura de Porto

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

IPAM desmente ligação com investimentos no Banco Master

O Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho – IPAM esclarece que não possui e jam

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Histórias de mulheres destacam protagonismo feminino na construção de Porto Velho

Durante o mês dedicado ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Porto Velho destacou histórias que evidenciam o protag

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho

Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)